"Civilidade é o pilar da Democracia" (Montesquieu)

TEMPLATE ERROR: Unknown runtime binding: includable in widget

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Idoso é multado por estacionar em vaga para idoso

ASSISTA ALGUNS VÍDEOS PRODUZIDOS POR TRÂNSITO ESCOLA. ESCOLHA ABAIXO.

Direção defensiva - o que não se deve fazer.

Jurisprudências no trânsito

E-book infrações comentadas

Mototáxi e motofrete - equipamentos obrigatórios

O agricultor Pedro Marasca deixou seu carro estacionado em uma vaga destinada a idosos para ir a uma sessão de fisioterapia, na manhã de sexta-feira, em Três de Maio. Quando voltou, o veículo havia sido guinchado. Seria mais uma ocorrência de trânsito corriqueira, não fosse um detalhe: Marasca tem 74 anos.

O episódio surreal causou alvoroço no centro da cidade da região noroeste. Comerciantes ficaram indignados ao ver que o condutor do Ford Focus carregado para o guincho por estacionamento em local indevido era um idoso. Marasca não pôde exercer seu direito por causa da legislação: ele não tinha uma credencial que permite ao idoso usufruir da vaga, instituída pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em 2008.

A partir de agosto, a prefeitura passou a seguir a determinação, destinando vagas especiais no estacionamento. O idoso ou o deficiente que quiser usar os espaços terá que providenciar sua credencial — um documento padrão válido em todo o país — junto ao município ou no Detran mais próximo. A credencial deve ficar no painel do veículo para a fiscalização ter ciência de que a vaga é usada corretamente.

Morador de Inpedendência, Marasca não sabia da norma. Operado da coluna, o agricultor aposentado viajou para a cidade vizinha para uma sessão de reabilitação. Pela primeira vez na vida viu um espaço destinado a pessoas da sua faixa etária. Como naquele horário era difícil encontrar vaga, sentiu-se premiado.

— Quando voltei o carro estava em cima do guincho. Perguntei para o guarda o que tinha havido e ele me disse que estava estacionado em local não permitido. Ele falou que o lugar é para idoso e eu disse que também era idoso. Mas não tinha a carteirinha — conta Marasca, rindo da situação.

Enquanto as pessoas que assistiam à cena se indignavam, Marasca não se alterou. À tarde, ele retirou o carro do guincho, depois de ter pago uma taxa. Ele ainda foi multado em R$ 53,20 e ganhou três pontos na carteira. O aposentado não deverá recorrer.

— Não estamos contestando, mas poderia ter havido um pouco de bom senso. Ficou uma situação constrangedora — disse a filha de aposentado, Fabiane Baiotto, moradora de Três de Maio.

Prefeitura já emitiu 150 credenciais

Na semana passada, ocorreu episódio semelhante. Uma motorista que conduzia um idoso sem a credencial e usou a vaga especial enfrentou a mesma situação.

— Nos dois casos, a Brigada Militar esgotou a tentativa de localizar o condutor. Esperamos cerca de 30 minutos. Tivemos que chamar o guincho. A lei não vale pela metade. Era idoso, era. Estava na vaga do idoso, estava. Mas não tinha a credencial.
Somos legalistas por natureza — justifica o comandante do policiamento, capitão Paulo Roberto do Nascimento.

Desde agosto, a prefeitura já expediu 150 credenciais. As vagas especiais estão localizadas somente na área central: quatro para idosos e três para deficientes.

— Tem uma placa grande no local, onde está escrito 'exclusivo para idoso, obrigatório o cartão'. Fizemos campanha alertando os moradores. É complicado, a gente também fica triste, mas por outro lado está tirando o direito de quem tudo fez certinho — diz o secretário de Habitação, Urbanismo e responsável pelo trânsito no município, Moacir Carvalho.

Veja a resolução aqui

DMCA.com

 Trânsito Escola - Adicionar ao iGoogle ou Google Reader


Share/Bookmark
#

Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seus comentários.

Trânsito Escola não se responsabiliza pelos comentários.Os autores dos respectivos comentários são responsáveis pelo que dizem.

Licença Creative Commons

DMCA.com

Trânsito Escola (Blogger), Brasil Progresso (Blogger), Brasil Progresso (Wordspress), Trânsito e Conhecimento (Wordspress), Ideia e Sucesso, Pensar e Existir, Pergunte ao Bilau

Formam um grupo de informações idealizado por

Sérgio Henrique

Jornalismo independente

Registro de jornalista n° 35.414 RJ

Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em:

transitoescolaeducacao@gmail.com

Comunicação instantânea:
Msn: transitoescolaeducacao@hotmail.com.br
Skype: transitoescola

ATENÇÃO! POLÍTICA ANTI SPAM

NOSSOS E-MAILS SÃO EXCLUSIVOS PARA CONTATOS SOBRE ASSUNTOS RELACIONADOS À LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO, SOBRE NOSSOS MATERIAIS (VENDA), PARA DIVULGAÇÃO DE PROPAGANDA EM TRÂNSITO ESCOLA (ACESSE AQUI PARA SABER COMO).

DESDE JÁ FICA PROIBIDO O USO DE NOSSOS E-MAILS QUE OBJETIVE A DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS, MARCAS, EMPRESAS OU ENDEREÇOS ELETRÔNICOS,  OFERTA DE MERCADORIAS OU SERVIÇOS, GRATUITAMENTE OU MEDIANTE REMUNERAÇÃO , CORRENTES, DOAÇÕES, OU QUALQUER OUTRA FORMA QUE NÃO OBJETIVA O PARÁGRAFO PRIMEIRO.

 DO DESRESPEITO, O E-MAIL DO DESTINATÁRIO SERÁ ENCAMINHADO A SITES ESPECIALIZADOS EM CONTENÇÃO DE SPAM, E OUTROS MEIOS LEGAIS DENTRO E FORA DO BRASIL, PARA MONITORAMENTO (DE IP), BLOQUEIO, OU O QUE FOR O CASO.

Trânsito Escola e correção de prova

"1ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE DEFESA DA CIDADANIA


Senhor Sérgio S. Pereira, Em resposta à representação nº 56.842, recepcionada por esta 1ª Promotoria de Justiça, informamos que o DETRAN-RJ informa já ter procedido à correção das irregularidades contidas nas apostilas para renovação da CNH, de acordo com a Nota Técnica nº 13/2009/CGQFHT/DENATRAN.


Em resposta a Ofício enviado por este Ministério Público, o DENATRAN enviou cópia de apostila atualizada, isenta das incorreções apontadas, tendo sido esta juntada ao Inquérito Civil nº 10.740. Atenciosamente, Rubem L. de F. Auto mat,: 3127"

Seja um cidadão consciente e participativo

Caso saiba de algum acontecimento, fato irregular e ilegal em autoescola, com funcionário do DETRAN, ou deseja relatar problemas em seu bairro, entre em contato com Diogo Dias do jornal O Dia.

E-mail:
diogo.dias@odianet.com.br


Sigilo absoluto

Trânsito Escola prestando serviços de utilidade pública.

Compartilhar